Sure, filmes: O túmulo dos vagalumes

18:51:00

Search by images
"O Túmulo dos Vagalumes" (Grave of the fireflies) retrata a vida no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Os irmãos Seita e Setsuko são obrigados a lutar pela sobrevivência, após o pai ser convocado a defender o país na guerra, pois faz parte da marinha japonesa, e a mãe falece em um bombardeio de aviões norte-americanos.
O filme mostra a realidade das crianças e de todo o país em meio à pobreza e miséria os assola. Fome, doenças e a falta de generosidade e sensibilidade dos adultos faz deste filme um dos mais bonitos e comoventes sobre o trágico quadro gerado pela guerra.

Não tem como não se emocionar com esse drama de Isao Takahata, de 1988, baseado no livro semi-autobiográfico de Akiyuki Nosaka. Como sou filha de japonês esse filme me mostrou a verdade de todo o povo durante a guerra. É triste pensar que isso realmente aconteceu. Mesmo sendo distante os fatos, você acaba se envolvendo com a trama e sente de verdade a dor, a perda e as emoções dos personagens.

Eu chorei horrores, não tem como. Você se pergunta o filme inteiro se seria capaz de fazer o mesmo que Seita. Como seria se ele não tivesse feito tal situação. Como ele conseguiu suportar tudo sozinho. E como a Setsuko teve que crescer depressa. Como ela é corajosa, pra uma menina de cinco anos. E a trilha sonora também é incrível, combina cada momento perfeitamente.

Amo histórias japonesas em desenho animado, pois dão um ar diferente ao filme e o modo como é retratado. O Studio Ghibli é conhecido pelas animações maravilhosas, e não é pra menos. Pra um filme de 1988 (26 anos) é impressionante os detalhes e o traço dos personagens, as expressões. Definitivamente não é apenas um filme. 

Existem duas versões de "O Túmulo dos Vagalumes", o primeiro esse em animação e o segundo com atores. A semelhança dos personagens em desenho e os em pessoas de carne e osso é impressionante. A Setsuko é idêntica:  
Search by image

Trailer

CINCO MOTIVOS PARA ASSISTIR:

1. É linda a história dos irmãos;
2. A irmanzinha é uma fofa e companheira;
3. Realmente é um filme encantador;
4. Te faz ver a vida diferente (pelo menos eu vejo);
5. Takahana não erra nunca nos desenhos, que são lindos.

(P.S: Ambas as versões, desenho e live-action, estão no youtube)

You Might Also Like

0 comentários

Converse com a gente ♥